top of page

Vantagens e Condições para fazer parte do GASP – Gabinete de Assistentes Sociais Privados

Quando o Serviço Social e, consequentemente, os seus profissionais se encontram numa posição contrita, de baixa auto-estima e pouco auto-reconhecimento, decorrente de uma crescente diminuta autonomia e liberdade profissional, assédio moral, excessiva pressão institucional, excedente trabalho administrativo, completamente afastado das funções do assistente social, desviando-o dos objectivos da sua intervenção social, transportando-o para um esvaziamento do seu exercício profissional, este gabinete surge como uma alternativa ao marasmo do Serviço Social institucional, abre portas para uma maior qualidade de serviços prestados, com ética, autonomia, tempo e ajustados às necessidades sentidas da população.

 

Numa 1ª fase, será apenas constituído por todos os alunos que fizeram formação em Empreendedorismo em Serviço Social e, cujas ideias sobre o seu projecto autónomo, são hoje uma realidade em várias áreas de intervenção. Numa 2ª fase, poderá também abranger assistentes sociais que não foram alunos da Academia, mas que trabalham de forma autónoma.

O GASP é assim um gabinete de assistentes sociais privados, que trabalham para e com a população que deles necessita.

Para já, as áreas incluídas são o envelhecimento e deficiência, por serem estas as áreas dos quatro primeiros profissionais que compõem o GASP. Todavia, serão integradas as áreas consoante as áreas de intervenção dos profissionais que queiram aderir a este projecto.

Image by NEOM

Ser um Assistente Social Privado reconhecido pelo GASP traz consigo uma série de benefícios que não apenas solidificam a sua posição como Assistente Social, mas também contribuem para a melhoria contínua dos seus serviços.

Pertencer a um Gabinete de Assistentes Sociais Privados é inédito na nossa profissão e, por isso, estamos a participar e a co-criar a história do Serviço Social em Portugal.

Destacam-se as seguintes vantagens:

  • Credibilidade Aprimorada - Porque atesta a sua dedicação à prática ao Serviços Social e demonstra aos seus clientes que adere a padrões elevados de ética e profissionalismo. Isto aumenta a sua credibilidade perante o público, tornando-os mais propensos a escolhê-lo como o Assistente Social ideal para o que procura.

  • Networking e Aprendizagem - Porque entra em contacto com uma comunidade de Assistentes Sociais experientes, corajosos e determinados. Esse networking possibilita a troca de conhecimentos, ideias e experiências, permitindo que aprimore constantemente as suas habilidades e métodos.

  • Supervisão Profissional e Acompanhamento - Porque terá acesso a Supervisão e acompanhamento ao longo do seu caminho como Assistente Social Privado, podendo usar esse espaço para esclarecer dúvidas, fortalecer-se, criar mais confiança em si e no seu trabalho, aprender e reflectir sobre novas formas de intervenção e actuação, trabalhar a liderança pessoal e o empoderamento profissional.

  • Confiança dos Clientes - O selo de filiação ao GASP é um símbolo de pertença que tranquiliza os clientes. Eles confiarão mais, sabendo que é um membro de um Gabinete respeitado, idóneo e profissional, o que pode aumentar a fidelidade e a satisfação do cliente.

  • Defesa dos Interesses Profissionais - O GASP actua também como defensor dos Assistentes Sociais, trabalhando para garantir que a profissão seja reconhecida e valorizada. Ao juntar-se a este Gabinete, contribui para fortalecer a voz colectiva da comunidade do Serviço Social, contribui para mudar o nível de consciência sobre a profissão bem como a sua representação social na sociedade em geral, com os pares e com outros profissionais e, participa na mudança da crença da ilegalidade, eticidade e impossibilidade do Serviço Social privado, participando directamente na história do Serviço Social.

  • Consulta Pública - Qualquer pessoa pode aceder à página individual de cada Assistente Social e conhecer os seus serviços no site, podendo a partir daqui partilhar onde lhe aprouver, bem como aceder à página do GASP nas redes sociais FB e Instagram e a médio prazo Linkedin, podendo também, a partir daqui partilhar onde lhe agradar.

  • Grupo de Suporte e Apoio - Porque apoia os assistentes sociais com quem trabalha no autocuidado, contribui para a manutenção da saúde mental, fomenta a partilha de sentimentos e emoções, fazendo a sua catarse, proporciona a partilha de experiências, ideias e opiniões, cria momentos de encontro e promove a auto estima, a confiança, estabilidade emocional, estimula a intercomunicação e o estabelecimento de relações profissionais positivas e favorece espaços de convívio entre profissionais de modo a reduzir a solidão técnica.

  • Plataforma Sénior - Poder integrar uma plataforma sénior onde poderá trabalhar como Assistente Social Privado (em negociações)

  •  Co-autor – Poder participar na escrita de e-books, livros ou revistas sobre Serviço Social privado.

Condições para fazer parte do GASP

 

1 - Agir em conformidade com o Código Ético e Deontológico dos Assistentes Sociais.

2 - Efectuar o pagamento anual do plano que pretende.

3 - Realizar Supervisão Profissional (bimestral por áreas de intervenção - 8h) com Regina Lourenço e Encontros semestrais com todas as áreas de intervenção (8h). Caso se verifique a falta de comparência em mais de três (3) sessões de Supervisão ou de Encontros sem justificação válida, (doença, maternidade, trabalho em espaço público) o/a Assistente Social deixará de pertencer a este Gabinete, não havendo lugar a restituição do valor pago. 

4 - O Assistente Social compromete-se a enviar os textos para os post’s até ao dia 20 de cada mês, para que possam ser criados Layouts e agendadas, atempadamente, as publicações. O não envio dos textos prejudica a publicidade do projecto autónomo e do próprio Gabinete, demonstrando pouco interesse pelo seu trabalho, pelo seu projecto. Se durante um ano a publicação de textos for menos de 50%, não há renovação da filiação.

5 - Escrever sobre a sua prática profissional. Semestralmente, todos os Assistentes Sociais do GASP deverão entregar 4 páginas sobre a sua prática profissional no privado. Toda a escrita será orientada e poderá transformar-se em e-books, livros ou revistas.

 

Escrever sobre a nossa prática não é só fundamental como urgente. É através da escrita que nos damos a conhecer ao mundo, dizendo quem somos, o que fazemos, porque o fazemos e contamos histórias que são nossas e de outros , porque são as histórias de quem nos procura para ajudarmos a resolver situações que tocam a pobreza, a exclusão, a desinformação, o desempoderamento… e que capacitamos tendo como pilar os Direitos Humanos e Sociais.

É através da escrita que participamos na mudança de paradigma de um Serviço Social contrido, estagnado, estereotipado e rígido, principalmente o praticado nos vários sectores da Administração e na mudança da representação da profissão.

É através da escrita, porque terapêutica, que fazemos a catarse do sentimento de esvaziamento da prática diária.

É através da escrita que selamos a história do Serviço Social em Portugal, onde nós somos os actores, umas vezes secundários, outras, principais e por isso protagonistas de uma narrativa que se impõe obrigatório registar.

Assim e pela importância que se imprime, a produção de nenhuma informação sobre a prática individual e a sua reflexão, aumenta o custo do pagamento na renovação da afiliação.

Investimento

120€

Pagamento Anual

CARTEIRA DIGITAL - documento de Assistente Social Privado do GASP

SELOS para publicidade

Acesso a Grupo no Whatsapp

Página Individual no site da Academia

Acesso a Supervisão Profissional - obrigatório

Link directo para Redes Sociais e Whatsapp na sua Página

Projecto na PÁGINA do Facebook do GASP

2 Publicações Mensais nas Redes Sociais do GASP

1 LIVE anual com Regina Lourenço nas Redes Sociais do GASP para divulgar seu trabalho

Exemplo de carteira e selo

Instagram Story Link da Bio Nutricionista Infantil Profissional Verde.png

A Carteira é individual e serve para apresentar sempre que necessário, pode servir também para publicitar. Pode ser impressa e plastificada

Green Minimalist Vibrant Organic Food Sticker (1).png

Elememento que pode ser colocado em post's, flyers, ou em qualquer outra forma de publicidade.

bottom of page